
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2019, foi constatado que a representatividade das pequenas empresas é alta no Brasil. Sendo que em janeiro de 2019, o número de empresas que se enquadram neste modelo chegou a 12, 5 milhões. Sobretudo, a estimativa do Sebrae (2019) é que até 2022 o Brasil possua cerca de 17,7 milhões de pequenos negócios. Atualmente, os pequenos negócios representam 99% do total de empresas no país. Oportunidades clara para o Marketing Digital contribuir para essas empresas.
Do mesmo modo, outro dado interessante para analisarmos é que o Brasil possui mais de cento e vinte e seis milhões de internautas (fonte: IBGE). Segundo as informações é normal que os empresários queiram buscar maneiras de divulgar seus produtos ou serviços da maneira mais assertiva possível na internet. Desta forma, para sobreviver no mercado atual se faz necessário a criação de estratégias de marketing digital que integre todas as possibilidades, incluindo o marketing convencional.
Elencamos algumas questões importantes para que o marketing digital para pequenas empresas funcione efetivamente:
Explore multiplataformas.
O mercado atual exige a presença das empresas nos mais diversos ambientes online. Ou seja, além do site da empresa a presença digital se dá nas redes sociais e as vendas podem ser feitas em marketplaces ou no Instagram e WhatsApp, por exemplo.
Com isso, é fundamental entender as características de cada plataforma para explorar de acordo. Por exemplo, o Instagram tem um apelo maior pela qualidade das imagens e o WhatsApp funciona melhor com textos e com o atendimento do público.
Procure conhecer bem o seu público-alvo.
Entenda como pensa o seu público, sua idade, sexo, gostos, quais são suas expectativas e principalmente descubra como ele se comporta e onde prefere frequentar no ambiente online. Para isso se faz a coleta e análise dos dados e aplicação de marketing digital.
Crie planos de ação.
Plano de ação é fundamental para garantir uma vida longa no ambiente online. Com base nos costumes do público-alvo se criam as estratégias e mensura-se os resultados de cada ação realizada para se traçar o caminho, sempre pensando na assertividade.
Procure unir as ações pensando no ambiente digital e físico.
As pequenas empresas devem explorar também os ambientes reais para apresentar seus produtos e serviços, onde as estratégias para o online possam servir como suporte e complemento das experiencias vividas de maneira presencial.
Portanto, a ajuda de profissionais especializados em marketing digital para pequenas empresas pode alavancar vendas e principalmente contribuir para que as marcas se consolidem nos dois ambientes: digital e físico.