Experiências de cliente unificadas e personalizadas.
Os clientes de comércio eletrônico nos setores B2C e B2B desejam experiências de compras conectadas e unificadas. Isso significa que eles desejam transições perfeitas entre diferentes canais e sites e engajamento personalizado com base em suas interações anteriores com uma marca.
As empresas que esperam atrair os compradores conectados de hoje devem unificar as experiências em todos os pontos de contato. Os clientes merecem e exigem experiências de varejo verdadeiramente coesas ao longo de suas jornadas, desde a descoberta até a entrega e o que quer que esteja além. As experiências unificadas também podem fornecer às marcas uma compreensão mais clara da atividade do cliente e como ela pode se relacionar com o estoque de varejo, produtos e promoções.
Uma plataforma de comércio eletrônico que oferece suporte e um excelente design de experiência do usuário pode ajudar a tornar a loja online de uma marca fácil de navegar e atraente para explorar. As recomendações de produtos e a pesquisa inteligente com inteligência artificial podem ajudar a inspirar os compradores a comprar.
- Padrões de operação de varejo de alto nível.
As empresas devem administrar seus sites de comércio eletrônico com o mesmo cuidado e atenção aos detalhes exigidos por um local de varejo físico. As lojas online são a principal maneira de muitos consumidores interagirem com as marcas – na verdade, o site de comércio eletrônico é a nova vitrine da loja.
Assim como em uma vitrine de loja, as empresas de comércio eletrônico devem exibir novos produtos regularmente. A maioria dos clientes, 69% em média, espera ver novas mercadorias sempre que visitam um site ou uma loja. Atualizações de inventário consistentes são simplesmente obrigatórias, pois os clientes de hoje anseiam por ofertas de produtos frescos com mais frequência do que nunca. Com uma plataforma de comércio eletrônico inteligente, as empresas podem agregar a frequência média de visitas dos clientes e escalonar os lançamentos de produtos para atender ao ritmo dos compradores de maior valor.
Como sempre aconteceu com o comércio em geral, o comércio eletrônico é essencialmente uma competição entre empresas, e é essencial que as marcas saibam o que a concorrência oferece e cobra. Usar a automação para gerar relatórios sobre a concorrência pode ajudar as empresas a desenvolver ofertas, pacotes e contraofertas atraentes para seus clientes, com experiências de site de última geração que se destacam e não apenas se misturam.
Um ótimo atendimento ao cliente online é tão importante quanto um inventário de produtos perfeitamente apresentado ou um excelente site de comércio eletrônico. Assim como em uma loja de varejo física, quando os clientes têm problemas ao comprar online, as empresas devem estar lá para eles com gentileza e apoio. As mensagens em tempo real incorporadas a um site de comércio eletrônico são uma ferramenta indispensável que as marcas podem usar para engajar instantaneamente os clientes e resolver problemas – reduzindo as taxas de rejeição, o abandono do carrinho de compras e a insatisfação do comprador.
- Marketing omnichannel
A maioria dos consumidores modernos se sente à vontade para receber publicidade relevante e personalizada por meio de canais digitais — na web, por e-mail e pelas mídias sociais. As empresas podem ajudar a oferecer experiências de compra perfeitas a esses consumidores integrando o comércio eletrônico ao marketing digital.
As experiências conectadas são importantes em todos os canais, e as marcas devem ter o cuidado de integrar links de compras em anúncios personalizados da Web, e-mails e conteúdo social usados em campanhas de marketing digital. O marketing omnichannel microdirecionado permite que as marcas se concentrem nos clientes de comércio eletrônico de maior valor e em outros nichos de mercado desejados, fornecendo conteúdo comprável para aqueles com maior probabilidade de clicar e converter.
As seções da loja também podem ser adicionadas aos perfis da marca em alguns sites de mídia social, como o Facebook. A partir daí, é fácil marcar produtos da loja da marca em postagens de imagem e vídeo. O conteúdo em postagens e histórias no Instagram também pode ser vinculado diretamente ao site de comércio eletrônico de uma marca, levando a jornadas de clientes perfeitas e conversões omnichannel.