
Grandes empresas há muito já se atentaram para estas estratégias e presença digital, porém como na internet todo mundo tem a chance de aparecer, se você tem um negócio de pequeno ou médio porte e ainda não pratica, avante! Passou da hora.
Você sabe o que significa o termo “presença digital? Nada mais é do que a soma de tudo o que seus clientes atuais e potenciais podem encontrar sobre seus negócios na internet, quando buscam por produtos ou serviços do seu segmento. Infelizmente, essas informações são negligenciadas com mais frequência do que deveriam, mesmo que exijam nada mais que um investimento de tempo e uma abordagem sistemática para criar visibilidade. Tudo está dentro do seu alcance, do seu controle.
Cerca de 10 anos atrás, um site com algumas páginas HTML era suficiente para ficar visível online. Mas, as coisas estão diferentes hoje, pois nos encaminhamos para quase 2 bilhões de sites existentes na internet, até 2020, precisamente 1.74 bilhão, o que significa: é fácil se perder na multidão. Você não receberá atenção a menos que a atraia para si mesmo.
Presença digital:
Para aumentar sua presença digital, você precisa usar várias ferramentas que trabalham juntas – sites, blogs, plataformas de mídia social, além de publicidade digital, pesquisa local, e-mail marketing, canais do YouTube e muito mais. As táticas que apresentamos aqui são algumas das melhores para aumentar sua presença digital rapidamente.
1. Otimização de sites
Um número surpreendentemente alto de pequenas empresas não possui um site ou pelo menos não estruturado para os mecanismos de busca. Eles carecem de recursos, habilidades, acham que não é necessário para o seu tipo de negócio ou dependem de suas páginas de mídia social. No entanto, as estatísticas dizem que mais de 90% dos consumidores pesquisam produtos /serviços online, portanto, não ter um site em 2020 ou não atualiza-lo, é impossível.
2. Estrutura de plataforme de website
Um site simples, com poucas páginas para mostrar seu trabalho, informações de contato, uma biografia, depoimentos e um blog, será suficiente. Otimize-o para garantir que carregue rapidamente, seja compatível com dispositivos móveis e fácil aos olhos, tenha informações atualizadas e otimize suas URLs. Se você quiser dar um passo adiante, considere criar um aplicativo móvel.
3. Um blog de negócios
O conteúdo que você cria e compartilha no seu blog pode ser compartilhado em todos os canais online existentes, o que ajuda a aumentar a conscientização sobre seus negócios. Acima de tudo, os blogs são bastante eficazes quando se trata de aumentar a presença digital, e você definitivamente deve aproveitar seu poder.
4. Marketing de Conteúdo
Verifique se o conteúdo que você publica é bem escrito, relevante para seu público-alvo e envolvente. Ele deve se referir aos problemas de seus clientes e fornecer as melhores soluções para eles. Atualize-o regularmente para criar uma sequência, fornecer novas informações sobre sua marca e melhorar seus rankings de SEO. Eventualmente, você receberá um tráfego maior do site, atrairá leads e aumentará as taxas de conversão e por consequência, presença digital.
5. Mídias sociais
Primeiramente, escolha seus canais de mídia social com sabedoria. Pesquise para descobrir onde fica a maioria do seu público-alvo e se mantenha ativo. Sem a presença digital na mídia social, você perderá várias grandes oportunidades para expandir seus negócios. Em outras palavras, o que estamos dizendo é que a maioria das pessoas está no Facebook e Instagram, outras no Twitter também, mas vamos além, se você atua no meio corporativo ou no setor de recursos humanos, pesquise e saiba mais sobre o Linkedin.
Se você atua na área de gastronomia, arquitetura, design, fotografia, entre outros, conheça o Pinterest. Amplie oportunidades em plataformas sociais de grande relevância.
6. Email marketing
Em fim, esses dois métodos para criar uma presença digital são experimentados e verdadeiros, apesar de todas as novas técnicas e ferramentas existentes. Afinal, o marketing por e-mail continua sendo uma maneira eficaz de conquistar clientes, mais eficaz que as mídias sociais.
Uma campanha de marketing por e-mail deve ser otimizada segmentando suas listas (como novos assinantes e clientes envolvidos), criando mensagens personalizadas, enviando e-mails no momento certo e analisando dados para saber quais táticas estão funcionando e quais não.