O YouTube pode ter mais de 15 anos, mas a plataforma só ficou melhor, mais rápida e mais forte com o passar do tempo.
Se você está pensando em mergulhar no mundo do vídeo com a rede social de compartilhamento mais popular do planeta, separamos alguns números que você precisa saber para pensar em sua estratégia.
Estatísticas de usuários do YouTube
1. O YouTube tem 1,7 bilhão de visitantes únicos mensais
No total, o site recebe 14,3 bilhões de visitas por mês: isso é mais do que Facebook, Wikipedia, Amazon e Instagram. Popular!
Fonte: relatório Hootsuite Global State of Digital 2022
2. 54% dos usuários do YouTube são do sexo masculino
Para usuários do YouTube com mais de 18 anos, 46,1% se identificam como mulheres e 53,9% como homens.
Isso é uma mudança em relação a apenas alguns anos atrás (em 2020, 56% dos usuários do YouTube se identificavam como homens e 44% se identificavam como mulheres), então isso pode ser uma pista de que podemos estar vendo mais e mais mulheres estão criando e consumindo conteúdo na plataforma nos próximos anos.
Fonte: relatório Hootsuite Global State of Digital 2022
3. Nos EUA, 62% dos usuários acessam o YouTube diariamente
Alguns chegam a visitar várias vezes ao dia, segundo Estatista. Enquanto isso, 92% dos usuários americanos afirmaram usar a plataforma semanalmente e 98% afirmam acessar o site mensalmente.
Fonte: Estatista
4. Os visitantes passam em média 19 minutos por dia no YouTube
É um tempo bastante generoso para ficar em uma plataforma.
Fonte: Alexa
5. 99% dos usuários do YouTube também estão em outras plataformas de mídia social
Menos de 1% dos usuários do YouTube com idade entre 16 e 64 anos são exclusivos da plataforma.
A linha de fundo? Suponha que seus fãs também estão seguindo você no Facebook, Instagram ou TikTok e certifique-se de não estar repetindo conteúdo ou postando cruzado: dê a eles algo novo!
Fonte: relatório Hootsuite Global State of Digital 2022
6. O YouTube é o segundo site mais visitado do mundo
Com mais de 14 bilhões de visitas mensais, o YouTube é um dos maiores rebatedores da internet, logo após sua empresa-mãe, o Google. “YouTube” também é o terceiro termo de pesquisa mais popular no Google.
Fonte: relatório Hootsuite Global State of Digital 2022
7. 694.000 horas de vídeo são transmitidas no YouTube a cada minuto
Isso é ainda mais do que o Netflix, onde os usuários transmitem apenas 452.000 horas de vídeo.
Fonte: Estatista
8. 81% dos usuários da Internet usaram o YouTube
Então… basicamente todo mundo. Mesmo que você não esteja criando conteúdo regular no site, vale a pena ter uma presença aqui em um dos hubs digitais mais populares do mundo de alguma forma.
Fonte: Estatista
9. 22% dos usuários do YouTube acessam o site pelo celular
Enquanto a maioria do público do YouTube assiste a vídeos pelo computador, uma grande parte dos usuários estão acessando a plataforma por meio de seus telefones. Os profissionais de marketing seriam sábios para garantir que o conteúdo seja otimizado para uma ótima experiência de visualização, mesmo nas menores telas.
Fonte: relatório Hootsuite Global State of Digital 2022
10. Os usuários de dispositivos móveis visitam duas vezes mais páginas no YouTube do que os usuários de computadores
Marque outro para a equipe móvel. Com uma média de 4,63 páginas visitadas por meio do aplicativo do YouTube versus apenas 2,84 páginas por visita no computador, os usuários de dispositivos móveis claramente são persistentes que não se cansam desse ‘Tube’.
Fonte: Estatista
11. Os usuários passam quase 24 horas por mês no aplicativo do YouTube para dispositivos móveis
Os usuários do Android em todo o mundo gastam em média 23,7 horas por mês usando o aplicativo do YouTube em seus telefones. É outro ótimo ponto de dados para inspirar a otimização para dispositivos móveis do seu conteúdo.
Fonte: relatório Hootsuite Global State of Digital 2022
12. A música é incrivelmente popular no YouTube
A principal consulta para pesquisas no YouTube em 2021? “Música.” O segundo termo de pesquisa mais popular? “Canções”.
DJ, Dance, New Song, TikTok e Karaoke também aparecem na lista das dez principais pesquisas do YouTube… (Parabéns, “Baby Shark”, você conseguiu!)
Se sua marca tem a oportunidade de aproveitar essa demanda por música e dança, não deixe de deixar a batida rolar!
Fonte: relatório Hootsuite Global State of Digital 2022
13. O conteúdo de jogos prospera no YouTube
Ok, talvez isso não seja uma “estatística” em si, mas é um fato que você e sua marca devem estar cientes. Em 2021, muitos dos vídeos mais populares apresentavam jogos; como o YouTube colocou em seu relatório de tendências de fim de ano, “os jogos costumavam ser uma subcultura, mas com 2,9 bilhões de pessoas esperadas para jogar videogames até o final deste ano, hoje é claramente cultura pop”.
Espera-se que 2,9 bilhões de pessoas joguem videogames até o final deste ano.
Fonte: Pense com o Google
14. Espera-se que as visualizações de esportes no YouTube atinjam 90 milhões até 2025
Embora eventos ao vivo como o Superbowl ainda atraiam muitos espectadores, houve uma mudança geral na forma como o conteúdo esportivo é consumido… e o YouTube está na vanguarda dessa mudança.
“Esse salto destaca a rapidez com que o consumo de conteúdo está mudando para se tornar mais digital”, relata o Google.
15. 80% dos pais de crianças de até 11 anos nos EUA dizem que seus filhos assistem ao YouTube
53% desses pais dizem que seus filhos assistem a vídeos no YouTube pelo menos uma vez por dia. Isso também contrasta com as outras redes sociais, a maioria das quais exige uma idade mínima de 13 anos.
Essas duas últimas estatísticas de usuários do YouTube combinadas mostram que o YouTube tem um alcance profundo em todas as categorias de idade nos Estados Unidos.
Fonte: Pew Research Center
16. Os curtas do YouTube recebem 15 bilhões de visualizações diárias
O YouTube lançou um novo formato “Shorts” para o público indiano em 2020 – vídeos com duração máxima de 60 segundos – e lançou o recurso para 100 países em todo o mundo no verão seguinte. (O YouTube também lançou um Shorts Fund de US$ 100 milhões para incentivar os criadores de conteúdo a tentar criar conteúdo de formato curto.)
Hoje, com mais de 15 bilhões de visualizações diárias, Shorts provou ser um grande sucesso, demonstrando que os espectadores desejam conteúdo curto e doce, onde quer que estejam consumindo vídeo. (Cuidado, TikTok !)
Fonte: Youtube
Estatísticas do YouTube para empresas
17. 92% dos internautas assistem algum tipo de conteúdo de vídeo online toda semana
O vídeo é uma ferramenta incrivelmente popular para entretenimento e educação, e as pessoas da internet obviamente não se cansam, com 91,9% dos usuários de 16 a 64 anos relatando que assistem a algum tipo de conteúdo de vídeo toda semana.
Fonte: relatório Hootsuite Global State of Digital 2022
18. Um terço dos usuários da Internet assistiu a um tutorial ou vídeo de instruções esta semana
As pessoas procuram o vídeo como uma ferramenta de ensino: tome isso como inspiração para seu próprio calendário de conteúdo e produza vídeos que orientam os espectadores sobre como usar seu produto ou serviço.
Vídeos de instruções, vídeos tutoriais e vídeos educacionais são particularmente populares entre a Geração Z; de fato, 53,5% das usuárias de internet da geração Z do sexo feminino e 52,2% dos usuários de internet da geração Z do sexo masculino assistiram a um vídeo desse gênero esta semana.
Outro conteúdo de vídeo popular para usuários da Internet de 16 a 64 anos inclui vídeos de análise de produtos, jogos e comédia.
19. 30% dos usuários da Internet relatam assistir a pelo menos um vídeo ao vivo semanalmente
A transmissão ao vivo de mídia social é dinâmica, autêntica e envolvente e o público da Internet não se cansa disso.
Estatísticas de anúncios do YouTube
20. Os anúncios do YouTube têm potencial para atingir 2,56 bilhões de usuários
O YouTube tem um alcance potencial incrível de mais de 2 bilhões – isso é 32% da população total e 51% do total de usuários da Internet por aí. Se você estiver interessado em seguir uma estratégia de marketing paga, o YouTube tem acesso a uma quantidade incrível de globos oculares.
Fonte: relatório Hootsuite Global State of Digital 2022
21. Homens de 25 a 34 anos são o maior público de publicidade do YouTube
Ao classificar o público de publicidade do YouTube por faixa etária e sexo, os homens de 25 a 34 anos – o ponto ideal da geração do milênio – são o maior grupo demográfico da plataforma, com 11,6%.
Fonte: relatório Hootsuite Global State of Digital 2022
22. A Índia é o maior público de publicidade do YouTube
Com um alcance total de 467 milhões de usuários, a Índia é o país com o maior público de publicidade do YouTube por uma milha. Os EUA são a segunda maior audiência, com um alcance total de 247 milhões.
Fonte: relatório Hootsuite Global State of Digital 2022
23. As receitas globais de anúncios do Youtube foram de US$ 28 bilhões em 2021
Isso representa um aumento de 46% em relação ao ano anterior. É provável que seus concorrentes estejam investindo seus dólares em publicidade; portanto, se você estiver procurando uma presença no mesmo espaço, talvez seja sensato entrar nessa ação também.