
É fato, entre as coisas que a pandemia da COVID-19 ensinou aos profissionais e empresas é que ter uma forte presença online para o seu negócio é uma obrigação. A necessidade de criar um site e estar presente em diversos canais de comunicação com o público passou de uma opção para uma necessidade.
Olhando para 2022, é fundamental que sua estratégia de marketing também acompanhe essa evolução digital para se manter relevante.
Este texto traz algumas tendências de marketing que devem ser consideradas para preparar sua empresa para o futuro.
01. Vídeo marketing
O conteúdo de formato curto segue em alta e parece que vai continuar. Instagram Reels, TikTok e YouTube Shorts são alguns dos principais canais de conteúdo baseados em vídeo atualmente. Graças à sua capacidade de capturar a atenção e levar a um envolvimento mais forte do que outros conteúdos, prevê-se que o marketing de vídeo desempenhe um papel ainda mais proeminente no marketing em 2022. Também é a seu favor criar mais conteúdo de vídeo curto, pois descobriu-se que o algoritmo do Instagram favorece fortemente os Reels. Em outras palavras, mais vídeos significam mais exposição.
Em 2022, também veremos mais vídeos usados em diversos esforços de marketing. Além disso, campanhas de e-mail marketing, sites e formatos de publicidade incorporarão mais conteúdo de vídeo. A análise de dados usada para rastrear o desempenho do vídeo se tornará mais sofisticada. Como resultado da tecnologia de rastreamento aprimorada, veremos mais empresas investindo em publicidade em vídeo.
Por exemplo, o remarketing é uma forma privilegiada de publicidade que integrará o marketing de vídeo de uma forma que não existia antes. Usando conteúdo de vídeo personalizado, você poderá otimizar o tipo de vídeo com o qual está redirecionando para exibir os anúncios com maior probabilidade de conversão.
Os vídeos usados este ano serão criados por influenciadores mais do que nunca. Da mesma forma, o conteúdo gerado pelo usuário dominará o marketing de vídeo. Essas fontes mencionadas não apenas economizarão tempo, mas também ajudarão no desempenho. As pessoas estão ficando mais cegas para a publicidade tradicional. Ao alavancar influenciadores e vídeos criados por clientes, você capturará a atenção do seu público de uma maneira muito mais autêntica e significativa.
02. Otimização de pesquisa por voz
Está crescendo, 48% dos consumidores usam assistentes de voz para pesquisas gerais na web. Para se adaptar a esse número crescente, o que leva à necessidade de otimizar seu conteúdo para pesquisa por voz. Ao contrário do SEO de texto, a otimização de pesquisa por voz envolve um foco maior em palavras-chave de cauda longa (mais de três palavras) e consultas de perguntas. Por quê? Quando as pessoas falam, elas tendem a fazer perguntas em frases completas.
03. Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)
Uma das tendências de marketing que não será apenas evidente em 2022, mas nos próximos anos é a Realidade Virtual (VR) e a Realidade Aumentada (AR). Começaremos a ver essas tecnologias usadas para promover produtos e serviços, mudando para sempre o marketing.
O que significam estas tendências?
A RV cria uma realidade gerada por computador que constrói um mundo de fantasia em três dimensões. Os usuários estão imersos em um novo universo usando óculos VR e podem interagir com objetos usando as mãos. Por outro lado, a AR é baseada na configuração atual do mundo real, mas sobrepõe partes de outro mundo a ele. Na AR, os usuários se conectam via telefone ou tablet para interagir com essa dimensão em camadas.
VR e AR são muitas vezes também tratados como marketing 360º graus. As empresas usam esse tipo de marketing para melhorar a conscientização do comprador e aumentar as decisões de compra.
Os prós de integrar VR e AR em seu marketing são que eles fornecem uma vantagem competitiva expressiva. Você estará interagindo com seu público-alvo de uma forma verdadeiramente única. No entanto, a tecnologia ainda é relativamente cara e difícil de escalar para muitas lojas.
04. Marketing de influenciadores
Novos tipos de influenciadores estão surgindo por aí. Não apenas personalidades e grandes nomes aparecem como influenciadores ou embaixadores de marca. Já existem e devem surgir mais figuras não humanas, aparecendo em vídeos e “comandando” canais sociais.
Além disso, pessoas de dentro das próprias empresas, lojas, colaboradores das marcas, também assumem o papel e representar a marca diante do público, “joia da casa”.
05. Marketing de conversação
O marketing de conversação é uma maneira de conversar com seu público individualmente para melhorar a experiência do cliente e as vendas. Essas conversas podem ser feitas através de chat ao vivo, chatbots, assistentes de voz e muito mais.
Em 2022, à medida que as tendências de marketing digital estiverem em alta, veremos mais marketing de conversação devido ao seu impacto comercial favorável. Uma melhor comunicação com os clientes significa que sua empresa pode encurtar o ciclo de vendas e melhorar significativamente o funil de marketing. Tempo e dinheiro também são razões significativas para essa mudança. Afinal, 80% das consultas de rotina podem ser respondidas instantaneamente com chatbots em vez de um representante de atendimento ao cliente.
Para usar esta tendência de marketing de forma eficaz, a personalização será um fator crucial. Mais automação usando IA levará a conversões com base nas experiências anteriores dos usuários com uma empresa. Outra direção que veremos no marketing de conversação é o uso de chats de vídeo. Ao contrário do bate-papo baseado em texto, será mais comum que o suporte ao cliente e os representantes de vendas configurem videochamadas.
06. Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina
Desenvolvedores e engenheiros da Web não são mais os únicos que usam IA e aprendizado de máquina. Os “planners” também utilizarão cada vez mais essas tecnologias em seus esforços diários de marketing.
O Martech Advisor resume que “a inteligência artificial em marketing usa dados de clientes online e offline, juntamente com conceitos como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, inteligência social, para avaliar as ações futuras de seu público.
Áreas mais específicas em que as empresas podem usar IA e aprendizado de máquina para resolver problemas de marketing e melhorar processos incluem:
- Segmentação de clientes e criação de experiências de usuário personalizadas
- Análise preditiva, como padrões de compra e previsão de vendas
- Chatbots e chats ao vivo
- Anúncios pagos, como anúncios programáticos, retargeting e Públicos Semelhantes
- Precificação dinâmica
- Mecanismos de recomendação de produtos
07. Transmissão ao vivo
Os espectadores acham o streaming altamente envolvente. Na verdade, o tempo de exibição de conteúdo ao vivo aumentou 250%. Esse formato e tendência crescente de marketing é uma excelente maneira de as marcas mostrarem sua personalidade e valores de forma autêntica.
A transmissão ao vivo não apenas fará com que os usuários se relacionem melhor com as marcas e se sintam mais à vontade para fazer uma compra, mas também mudará as vendas online. Cada vez mais canais estão lançando recursos de compras integrados que permitem que marcas ou influenciadores recomendem um produto e compartilhem um link clicável direto durante transmissões ao vivo. Social Commerce é um termo comumente é usado para descrever essa forma de experiência de compra social e, em 2022, continuaremos a vê-la ganhando força
Recursos como Facebook Live, Instagram Live, Twitter Live e YouTube Live são mais famosos por esse tipo de marketing. Esses recursos se tornarão ainda mais comuns e sofisticados em vários setores à medida que o ano avança.
08. Conteúdo de áudio de marca
A fadiga da tela, a pressão de estar diante da câmera e a flexibilidade de consumir conteúdo de áudio impulsionaram essa tendência de marketing para a frente este ano. Podcasts, áudio de mídia social e audição editorial se enquadram em “conteúdo de áudio”, algo que todos veremos muito mais em 2022.
Como os podcasts podem aumentar expressivamente a conscientização e o reconhecimento, mais empresas seguirão essa tendência.
Adicionar áudio ao seu mix de marketing expandirá sua estratégia de marketing de conteúdo e até aumentará o SEO do seu site. O Google agora está começando a classificar os podcasts na página de resultados de pesquisa (SERP). Portanto, ter podcasts ou vídeos incorporados em sua página pode ajudar a aumentar seu potencial de classificação. Além disso, considere transcrever seus podcasts em postagens de blog para ajudar as pesquisas por voz a captar o idioma de fala mais natural.
09. SEO orgânico
Direcionar o tráfego para o seu site por meio de SEO é uma estratégia de marketing sólida que não vai a lugar nenhum. Em 2022, o SEO ainda será a principal fonte de novos negócios e tráfego para a maioria das empresas.
Mudanças emocionantes no SEO são que mais palavras-chave permitirão um snippet em destaque. Os trechos em destaque são mostrados no primeiro resultado nos mecanismos de pesquisa e exibem uma pequena parte do seu artigo. Está comprovado que eles recebem um número maior de cliques no seu site e ajudam na sua credibilidade.
Prepare-se para o aumento de snippets em destaque seguindo as práticas recomendadas, incluindo marcadores, números e respostas completas para organizar seu conteúdo e aumentar suas chances de obter um snippet.
10. Marketing inclusivo
Um plano de marketing inclusivo não é apenas mostrar diversas imagens em seu site ou páginas de mídia social. Além disso, o marketing inclusivo não é um truque nem um truque de vendas. Você deve ver como nosso mundo mudou e entender que ser inclusivo e respeitoso com todos é a nova norma.
Os consumidores procuram marcas que pratiquem o que pregam e estejam alinhadas em todos os valores. Se você busca a fidelidade do cliente e o respeito duradouro dos usuários, precisa ser uma marca autêntica. Permita que todos os indivíduos e grupos se reconheçam em seus esforços de marketing e saibam que podem se conectar com sua empresa.
Uma empresa que lançou com sucesso uma campanha de marketing inclusiva é a Gillette. A gigante do barbear criou um anúncio inovador que mostra um homem trans se barbeando no espelho pela primeira vez enquanto seu pai o orienta. Este anúncio foi compartilhado na página do Facebook da Gillette e recebeu mais de 1,6 milhão de visualizações, defendendo a inclusão de gênero em escala. Como resultado do lançamento de um anúncio inclusivo, os espectadores podem ver melhor que a Gillette apoia e apoia a comunidade trans.