Aprenda a melhor maneira de conduzir uma análise da concorrência e como ela pode ajudá-lo a melhorar seus produtos ou serviços.
- Faça uma análise rotineira do concorrente para entender os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e identificar lacunas no mercado.
- Uma análise da concorrência pode ajudá-lo a aprimorar seu produto ou serviço, atender melhor seu público-alvo e aumentar seus lucros.
- Uma análise competitiva deve incluir as características, participação de mercado, preços, marketing, diferenciais, pontos fortes e fracos, geografia, cultura e avaliações dos clientes de seus concorrentes.
- Este artigo é para proprietários de pequenas empresas, novos e estabelecidos que desejam analisar sua concorrência para melhorar seus produtos ou serviços.
É importante analisar sua concorrência em vários estágios de seu negócio para garantir que você está fornecendo o melhor produto ou serviço possível pelo preço certo para seus clientes. Saiba mais sobre o que é uma análise de concorrente, por que conduzi-la rotineiramente pode ajudar sua empresa a alcançar o sucesso e o processo de sete etapas para conduzi-la.
O que é uma análise de concorrente?
Uma análise do concorrente é o processo de identificar empresas em seu mercado que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus e avaliá-los com base em um conjunto de critérios de negócios predeterminados. Uma boa análise da concorrência ajudará você a ver sua empresa e a concorrência através dos olhos de seus clientes para identificar onde você pode melhorar.
Por que a análise do concorrente é importante?
É importante realizar análises rotineiras de concorrentes ao longo do ciclo de vida de sua empresa para se manter atualizado com as tendências de mercado e ofertas de produtos. Uma análise do concorrente pode revelar informações pertinentes sobre a saturação do mercado, oportunidades de negócios e melhores práticas do setor.
Também é importante saber como seus clientes o veem em comparação com a concorrência. Uma análise da concorrência lhe dará uma ideia melhor de quais serviços estão disponíveis atualmente para seu cliente-alvo e quais áreas estão sendo negligenciadas.
O que deve ser incluído em uma análise de concorrente?
É importante incluir o máximo de informações possível para criar uma avaliação precisa de como sua empresa se compara a outras. Você precisará coletar informações sobre concorrentes potenciais e seus recursos, preços, qualidade de serviço, pontos fortes e fracos. Você pode construir sua própria análise do concorrente ou usar um modelo já existente.
Veja os 10 principais componentes que cada análise deve incluir:
- Matriz de recursos: encontre todos os recursos de cada produto ou serviço do concorrente direto. Mantenha isso em uma planilha para comparativos;
- Porcentagem de participação de mercado: ajuda a identificar quem são seus principais concorrentes no mercado. Não exclua completamente concorrentes maiores, pois eles têm muito a ensinar sobre como ter sucesso em seu setor. Em vez disso, pratique a regra 80/20: 80% dos concorrentes diretos (empresas com participações de mercado de tamanho semelhante) e 20% dos principais concorrentes;
- Preço: identifique quanto seus concorrentes cobram e onde eles se enquadram no espectro de quantidade x qualidade;
- Marketing: Que tipo de estratégia de marketing cada concorrente emprega? Observe os sites dos concorrentes, sociais, o tipo de eventos que patrocinam, suas estratégias de SEO, seus slogans e campanhas de marketing atuais;
- Diferenciadores: o que torna seus concorrentes únicos e o que eles anunciam como suas melhores qualidades?
- Pontos fortes: identifique o que seus concorrentes estão fazendo bem e o que funciona para eles. As avaliações indicam que eles têm um produto superior? Eles têm alto conhecimento da marca?
- Pontos fracos: identifique o que cada concorrente poderia fazer de melhor. Eles têm uma estratégia de mídia social fraca? Eles não têm uma loja online? O site deles está desatualizado? Essas informações podem lhe dar uma vantagem competitiva;
- Geografia: observe onde seus concorrentes estão localizados e as regiões que atendem. Eles são empresas físicas ou a maior parte de seus negócios é feita online?
- Cultura: Avalie os objetivos de seus concorrentes, a satisfação dos funcionários e a cultura da empresa. São o tipo de negócio que anuncia o ano em que foi estabelecido ou são startups modernas? Leia as avaliações dos funcionários para obter informações sobre a cultura da empresa;
- Avaliações de clientes: analise as avaliações de clientes de seus concorrentes, registrando os prós e os contras. Em um sistema de 5 estrelas, analise as avaliações de 5, 3 e 1 estrelas. Dica: as avaliações de 3 estrelas costumam ser as mais honestas.