Os tempos mudaram! No começo da pandemia, quando a quarentena foi decretada, muitos empreendedores acreditavam que a situação seria passageira e que no máximo em poucos meses tudo voltaria ao normal. Mas sabemos agora que isso não vai acontecer. Os hábitos não serão como eram antes da pandemia.
Estamos nos adaptando, tanto na vida profissional como na pessoal. E diante dessa realidade atual as empresas estão sendo obrigadas a acelerar a transformação digital por causa da pandemia que está afetando a maneira como consumimos, uma vez que estamos sendo obrigados a diminuir as idas as lojas físicas, optando assim pela praticidade e facilidade das compras e pesquisas online.
Alimentos e bebidas (17%) seguido de remédios (15%) e produtos de beleza e cosméticos (12%) são os principais setores consumidos pelos novos adeptos de compras online. Serviços (10%), Roupas e acessórios (8%) e eletrônicos (8%) fazem parte dessa lista, de acordo com o Kantar, site de dados e pesquisa, que conclui: 39% do público pretende aumentar as compras em sites e e-commerce.
Se compararmos o mês de abril com o mesmo período de 2019, temos um crescimento surpreendente no faturamento do e-commerce brasileiro. Trata-se de um faturamento de R$ 9,4 bilhões, um aumento de 81%, segundo o Compre&Confie.
Foram 24,5 milhões de compras online, um aumento de 98% comparado a abril de 2019.
As redes sociais, quando utilizadas de maneira adequada, abrem portas para que os empreendedores possam divulgar seus negócios surgidos durante a pandemia em busca da conquista de espaço no mercado. Para isso estão percebendo que precisam utilizar as redes de maneira eficiente, ou seja, através da criação de publicações interativas e humanizadas.
Ser empreendedor no Brasil nunca foi uma tarefa fácil, durante uma pandemia então ficou ainda mais árduo. Seja qual for o tamanho do negócio, todos devem estar presentes na internet, mas conscientes de que a maneira de se relacionar com prospects e clientes, assim como as necessidades das pessoas, estão mudando, portanto, usar a sensibilidade e a criatividade para achar as melhores formas de fazer com que o produto e/ou serviço chegue até o consumidor é primordial para o sucesso do negócio.
O público não quer ver posts estáticos, sem informações relevantes ou como se fossem apenas catálogos de produtos. Como reflexo disso podemos observar que vídeos nos “stories” do Instagram funcionam bem, gerando resultados positivos para quem investe.