Você sabe o que Social Selling? Como o nome já diz na tradução livre: “venda social”. Trata-se de uma ferramenta de venda, aonde o foco é socializar através da utilização das redes sociais, alavancando assim a interação com os prospects e clientes, construindo relacionamentos duradouros onde as vendas serão apenas consequências, assim como a satisfação do cliente.
A comunicação com os clientes precisam ser mais eficientes, evitando utilizar apenas os meios tradicionais como e-mail e telefone.
O atendimento ideal deve:
- Compreender o que o cliente precisa;
- Oferecer insights;
- Criar soluções personalizadas;
- Manter contato de modo a esclarecer eventuais dúvidas;
A base do Social Selling é dividida entre a produção de conteúdo de qualidade e a humanização das marcas.
A produção de conteúdo de qualidade na internet proporciona credibilidade para sua empresa, além de divulgar e otimizar o site aumentando as chances de vendas do seu produto ou serviço.
Ao começar um relacionamento com o cliente é importante ter em mente que se tratam de pessoas. Ninguém gosta de falar com um vendedor, mesmo que o produto ou oferta sejam muito tentadores. Procure ser o mais humano possível, respeitando sempre os limites do bom senso. Ou seja, entrar no perfil do Facebook do cliente e sair curtindo as suas fotos com a família não é uma atitude adequada nos relacionamentos B2B.
Além disso, as pessoas são naturalmente desconfiadas, sendo assim recomendações são sempre bem vindas no sentido de gerar confiança.
Outra atitude que ajuda bastante no início do relacionamento com o prospect é manter uma postura servidora. Mesmo que a intenção seja vender, e ele sabe disso, essa postura de tentar resolver o problema dele vai ajudar fazer qualquer receio ir embora.
Doe um pouco do seu tempo para oferecer conhecimento sobre sua área de atuação, os desafios que a empresa encontra, de dicas, indicações (até mesmo de concorrentes), dessa forma estará quebrando barreiras de empatia e criando autoridade no seu ramo. Com isso, se o prospect realmente estiver precisando do seu serviço ou produto a oportunidade de venda irá chegar e com valor agregado.
Como aplicar o Social Selling no seu negócio?
- Tenha claro quais são os objetivos principais na implementação de uma estratégia de Social Selling na sua empresa;
- Se torne autoridade na sua área de atuação;
- Conheça bem o perfil do seu cliente, analise seu engajamento e utilize ferramentas específicas para descobrir informações essenciais para moldar sua estratégia de vendas;
- Utilize as redes sociais para gerar leads e vendas futuras.
Confira essas sugestões de ferramentas para trabalhar o Social Selling:
Seekr: ferramenta brasileira para monitoramento de redes sociais e SAC 2.0. Com ela você pode monitorar termos relevantes ao seu negócio e fazer atendimento de chamados e gerenciar o contato com clientes. Tudo isso integrado, não importando de onde o cliente contatou sua empresa. Esse é um dos ramos mais fortes do Social Selling dentro da Inside Sales.
Charlie: plugin para integração com o Gmail que te permite saber informações dos seus contatos com os quais você têm reuniões agendadas. Ele integra com os serviços Google (Google Agenda) e se posiciona como seu secretário virtual, te enviando briefings e interesses em comum que você tem com aquele prospect. Usamos também na Meetime e algumas vezes ele nos impressiona com detalhes que ele nos traz sobre as pessoas: times de futebol, interesses, aniversário, etc. Para quebra-gelos ele é infalível!