Os termos “marketing digital” e “inbound marketing” têm sido muito usados, alternadamente, nos últimos anos e alguns podem até argumentar que são virtualmente a mesma coisa. No entanto, são tecnicamente duas coisas muito diferentes uma da outra.
Para realmente entender isso, é preciso conhecer as definições de inbound marketing e sua contraparte: o outbound marketing e as principais diferenças conceituais:
O “outbound marketing” – ou marketing tradicional – refere-se a quaisquer esforços de marketing projetados para levar nossa mensagem promocional ao maior número de pessoas possível. Exibir um anúncio para quem está navegando em um determinado site é um exemplo comum de marketing “externo”. O marketing externo atrapalha o que o cliente potencial / cliente está fazendo no momento e, portanto, eles geralmente resistem à mensagem.
O inbound marketing, por outro lado, trata de divulgar nossa mensagem e atrair clientes em potencial e clientes. Isso é feito principalmente através da publicação de conteúdo ou informação relevante e valiosa, e nosso público pode encontrá-los por meio dos mecanismos de pesquisas. O inbound marketing é menos perturbador, uma vez que os públicos são aqueles que buscam informações de forma proativa e, portanto, geralmente é mais eficaz no ambiente de marketing saturado de hoje.
Assim, como você pode ver, o marketing digital pode ser inbound e outbound, dependendo da campanha/canal. É verdade, no entanto, que o inbound marketing é amplamente considerado mais eficaz hoje em dia e, portanto, a maioria das campanhas de marketing digital atuais são inbound por natureza.
Isso não quer dizer que as atividades de marketing externo, como a publicidade online, não tenham sua utilidade. Podemos basicamente pensar em entrada x saída como o caso de tempo x custo:
- O inbound marketing é normalmente mais acessível (e pode até ser 100% gratuito), mas levará mais tempo antes que você possa ver os resultados desejados. Pode levar meses ou até anos antes que você possa gerar leads e clientes sustentáveis a partir de esforços de marketing inbound.
- O outbound marketing, por outro lado, pode praticamente garantir resultados imediatos a qualquer momento, mas o custo pode ser extremamente caro se você não tomar cuidado.
Portanto, a ideia é encontrar o equilíbrio certo entre todas as suas estratégias para que possa minimizar os custos e, ao mesmo tempo, maximizar a eficiência do tempo.