Se há uma coisa que 2020 nos mostrou, é que precisamos entrar na era digital, “ontem!”
Enquanto muitos outros tipos de marketing tradicional foram encerrados ou restringidos, o mundo digital está crescendo como nunca. Ainda em 2021 vale realmente aproveitar isso para se recuperar e até mesmo expandir seus negócios em 2022.
Para ajudá-lo a superar suas metas de marketing, compilamos as 21 principais dicas de marketing digital para 2022.
Dica 1: atualize seu site (o mais rápido possível)
Não comece o ano de 2022 com um site antigo e disfuncional. Fazer isso seria como usar um uniforme velho e sujo em sua primeira reunião com um grande cliente.
Os usuários passam muito pouco tempo em seu site (cerca de 45 segundos). Você não quer perder usuários porque seu site não é atualizado ou não é fácil de usar.
Dica 2: certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis
Devido à pandemia da COVID, o uso de dispositivos móveis aumentou drasticamente em 2020. É muito importante que seu site seja otimizado para celular.
Isso tornará a experiência do usuário fácil e conveniente para os clientes. O tempo voa quando você está descontraindo ou se divertindo, e é isso que você deseja para seus usuários.
Um site otimizado para celular também ajudará com o “Core-Web-Vitals” do Google, ajudando a medir a velocidade, estabilidade visual e capacidade de resposta. Prestar atenção a essas medidas ajudará em suas classificações de pesquisa no Google como resultado.
Lembre-se de que você deseja estar acessível para seus clientes em dispositivos móveis e desktops. A maioria dos usuários já está em dispositivos móveis em 2021, imagine em 2022, portanto, vamos garantir que eles aproveitem a experiência.
Dica 3: concentre-se na experiência do usuário
De acordo com o Google, os usuários mostram que preferem sites com uma ótima experiência de página. Faz sentido porque quem quer passar horas se esforçando online, certo?
Priorizar a experiência do usuário significa que os visitantes provavelmente permanecerão engajados no site de sua empresa em vez de visitar seus concorrentes.
Para ajudar as empresas a medir a experiência do usuário em seu site, o Google lançou um novo conjunto de métricas chamado “Core Web Vitals” que ajuda a medir a velocidade, capacidade de resposta e estabilidade visual do site.
Dica 4: crie conteúdo para responder às perguntas dos usuários
O melhor e mais envolvente conteúdo sempre responde às perguntas dos usuários. Se um usuário sentir que não está encontrando as respostas para suas perguntas, ele sairá.
Você deseja que esse conteúdo informe ou agregue valor à experiência dos usuários e, em última análise, ajude a resolver seus problemas.
Dica 5: aproveite os anúncios pagos (se ainda não o fez)
Para reduzir custos e aumentar os retornos, as empresas estão alocando menos verba em suas estratégias de marketing tradicionais e mais em suas estratégias de marketing digital.
Isso melhora o tráfego do site da empresa, e mais tráfego significa mais pessoas encontrando você, o que significa mais vendas e lucros potenciais a longo prazo.
Dica 6: experimente novas ferramentas de marketing
Novos programas e abordagens estão ajudando as empresas a obter otimização e métodos simplificados.
Considere o uso dessas ferramentas e plataformas de marketing digital em 2022.
- CRMs – sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente: mantenha seu processo de contato, vendas e engajamento do cliente bem administrado.
- Software de análise e relatório – ajuda você a saber exatamente que tipo de resultados está obtendo, para que você gaste seu tempo e orçamento nas coisas certas.
- Software de otimização de SEO – por exemplo, se você estiver usando um site WordPress, poderá usar Yoast SEO ou Rankmath .
Dica 7: automatize suas tarefas
Automatizar suas tarefas pode ajudá-lo a economizar tempo e priorizar projetos de alta prioridade. A automação nas áreas certas pode aumentar muito os benefícios de sua estratégia de marketing digital.
Aqui está uma lista de algumas das áreas a serem consideradas automatizadas:
- Automatize e-mails de marketing – Programe seus e-mails de marketing com antecedência para seus contatos selecionados. Você também pode configurar uma série de emails que são enviados para diferentes públicos para fornecer um acompanhamento personalizado.
- Automatizar notificações – são particularmente úteis para acompanhamento quando alguém lhe envia um e-mail.
- Automatize as publicações nas redes sociais – programe todas as publicações nas redes sociais em várias plataformas com antecedência.
- Automatizar o fluxo de leads – se um usuário deseja baixar um recurso, você pode enviar um e-mail imediatamente para permitir que ele baixe esse recurso. Você pode continuar a enviar e-mails programados automatizados com informações adicionais sobre o tópico para ajudá-los a avançar no funil.
Dica 8: crie conteúdo que as pessoas estejam procurando e que as ajude
As ferramentas de SEO e os dados do Google Analytics informarão quais palavras-chave e tópicos os consumidores de seu setor estão pesquisando.
Use esses dados para criar blogs e recursos.
O objetivo é fazer conteúdo de qualidade e valioso. Como alternativa, você pode usar esses tópicos para melhorar e redirecionar as informações em seus blogs altamente pesquisados.
Também é fundamental focar na conexão humana, em vez de vender seu produto. Ao fornecer conteúdo útil e muito valioso, você começará a ganhar confiança e credibilidade com clientes em potencial.
Dica 9: use o vídeo nas redes sociais
O marketing de mídia social está crescendo em 2021. Isso é predominantemente liderado pelo marketing de mídia social baseado em vídeo. Os consumidores estão cada vez mais se envolvendo com conteúdo baseado em imagens, bem como com conteúdo de vídeo.
Vimos grandes mudanças em quase todas as plataformas e cenários de mídia social no ano passado.
Os tempos mudaram e aplicativos como TikTok e Instagram Reels foram lançados em 2020, tornando os vídeos provavelmente a forma mais popular de conteúdo nas redes sociais em 2021.
Dê um passo adiante e tente adicionar elementos interativos aos seus vídeos de marketing.
Vídeos interativos são um novo tipo de conteúdo que dá ao espectador a capacidade de interagir com os próprios vídeos, criando uma experiência de usuário como nenhuma outra.
Os consumidores preferem conteúdo de vídeo interativo em vez de outros tipos de conteúdo de vídeo porque lhes dá a capacidade de decidir quais informações desejam ver e quando.
Essas informações são fundamentais para a estratégia de mídia social da sua empresa.
Dica 10: tornar-se local pode aumentar suas vendas
As campanhas de marketing precisam ser personalizadas para atrair a população local. Comece otimizando sua presença digital para SEO local.
De acordo com a HubSpot, 72% dos clientes fizeram uma pesquisa local antes de visitar uma loja em um raio de 8km.
Ter uma página do Google Meu Negócio é essencial, junto com um perfil de backlinking forte para impulsionar os resultados de pesquisa.
Em seguida, você pode aproveitar a tecnologia, como serviços de geolocalização para públicos-alvo. Com dados de geolocalização, você pode enviar mensagens personalizadas para um pequeno grupo, incentivando uma ação em sua loja local próxima.
Dica 11: use ferramentas que permitem vendas digitais
Os consumidores sempre querem soluções instantâneas.
As pessoas não estão dispostas a passar horas procurando informações e, com a mudança do comportamento do consumidor no COVID, os consumidores esperam que tudo seja resolvido online.
Em 2022, experimente incorporar algumas estratégias e ferramentas digitais que tornem mais fácil para seus contatos interagirem convenientemente com sua equipe de vendas em seus próprios termos.
Aqui estão alguns exemplos de ferramentas a serem lembradas:
- Chatbots – os chatbots permitem que os visitantes abram conversas de chat online ao vivo com representantes comerciais no site da empresa. As empresas podem fornecer suporte, fazer perguntas sobre leads de qualificação e até mesmo converter leads por meio de um chatbot online ao vivo, como a prospecção de vídeo Drift: Use a prospecção de vídeo para ajudar a se destacar entre os concorrentes e humanizar o processo de vendas, dando uma cara ao nome. Personalize sua mensagem e inclua uma frase de chamariz para que eles agendem uma reunião com você.
- Demonstrações pré-gravadas – Economize tempo em seu processo de vendas gravando previamente as demonstrações de seus produtos. Você fornecerá uma ótima experiência ao usuário, onde os visualizadores podem parar, pausar e assistir novamente à demonstração quando for conveniente para eles.
- Transações e assinaturas eletrônicas online – Utilize as ferramentas de transações e assinaturas eletrônicas online, como o DocuSign, para fornecer um retorno conveniente e rápido nas compras.
Dica 12: construa sua marca, estrategicamente
A importância e o valor da primeira impressão da sua empresa é o motivo pelo qual você precisa de uma marca estrela do rock radical.
Sua marca é mais do que apenas um logotipo em exibição. O branding é profundo.
É por isso que contratar um profissional para fazer sua marca e logotipo é a chave para o seu sucesso. Faz parte do que fará de você a marca de sua preferência.
Dica 13: acompanhe e avalie os gastos
Diferentes canais online de branding e marketing proporcionarão diferentes benefícios para você e sua empresa. Como diz o velho ditado, “é preciso gastar dinheiro para ganhar dinheiro”. Prepare-se para gastar, mas seja esperto.
Fazer as coisas ao acaso só trará resultados ineficazes e insustentáveis para o seu negócio – você efetivamente estará queimando dinheiro.
Dica 14: melhore sua presença online com SEO
A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é a arte e a ciência de ser encontrado on-line por meio de pessoas que procuram termos relevantes no Google ou em outros mecanismos de pesquisa.
Na verdade, existem três aspectos principais no SEO:
- pesquisar o que as pessoas estão procurando em seu setor
- escrever conteúdo relevante útil e valioso que responda a essas perguntas dos pesquisadores
- fazer com que outros sites tenham um link para este conteúdo
Com um SEO de sucesso, você pode expandir seu alcance para novos públicos e comunidades online de forma dramática. Atraia-os para o seu site, onde você pode, com sorte, convertê-los em clientes pagantes.
Dica 15: conheça seus clientes
Ter conhecimento sobre seus clientes e quais são seus comportamentos permitirá que você tenha uma visão sobre seus respectivos mercados.
Existem muitas ferramentas para compreender e medir o comportamento de compra de seus clientes.
O monitoramento de comportamentos e resultados usando o Google Trends o manterá atualizado sobre os tópicos relevantes.
Dica 16: crie opções de autoatendimento
Mais uma vez, as pessoas hoje desejam gratificação instantânea.
Crie uma ótima experiência para o cliente, fornecendo recursos e respondendo a perguntas enquanto os clientes atuais e potenciais estão engajados.
Base de conhecimento:
Em vez de esperar horas (ou mesmo dias) para que seu suporte retorne, responda às perguntas de seus consumidores agora, criando uma base de conhecimento com as respostas às perguntas mais frequentes.
Sua base de conhecimento deve incluir exemplos, fotos, explicações, links para recursos adicionais, etc. Tudo isso acessível através do Google.
Vídeos de treinamento:
Crie uma biblioteca de vídeos de instruções para ajudar na integração do cliente e na educação sobre o produto. Isso também ajudará a construir a reputação da empresa como uma marca que se preocupa com seus clientes.
Dica 17: experimente o marketing baseado em conta
Um novo método de estratégia digital a ser considerado em 2022 é o marketing baseado em contas (ABM). ABM é uma estratégia de marketing estratégica personalizada, em que as principais contas de negócios são comercializadas diretamente.
Dica 18: use a personalização
Interaja com seus clientes potenciais, enviando-lhes mensagens relevantes direcionadas com base nos dados que você coletou deles.
Personalize suas mensagens usando as seguintes informações coletadas em seu CRM: informações de contato e demográficas, quais páginas da web eles visitaram, em quais e-mails clicaram, quais recursos baixaram, etc.
As empresas notaram melhorias em seus esforços de marketing de conteúdo devido às estratégias de personalização.
Aqui estão alguns métodos a serem considerados:
- Continue a enviar informações relevantes sobre seus interesses – Depois que um cliente em potencial se inscrever ou baixar um recurso, continue a enviar informações e recursos adicionais com base em seus tópicos de interesse para ajudá-lo a passar pelos estágios da Jornada do Comprador.
- Dirija-se aos seus clientes em potencial pelo nome – os emails que personalizam a linha de assunto ou a mensagem de email têm maior probabilidade de abrir e clicar no email. E e-mails personalizados oferecem taxas de transação seis vezes maiores.
Dica 19: analise sua estratégia e orçamento
A pandemia de coronavírus mudou o comportamento do consumidor e, portanto, mudou a forma como alcançamos nossos consumidores e direcionamos nossas campanhas publicitárias.
Dê uma olhada em suas métricas de marketing do ano passado para entender o que funcionou e o que não funcionou. Isso é fundamental para melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa e a publicidade paga no futuro, e para não repetir os erros do passado.
Faça as melhorias necessárias e incorpore as novas estratégias mencionadas acima em sua estratégia digital para 2022.
Certifique-se de atualizar seu orçamento de marketing para acomodar as ferramentas e estratégias de marketing digital necessárias ainda em 2021.
Dica 20: Entre no Google Meu Negócio
Se você for uma empresa ou marca local, colocar sua empresa no Google Meu Negócio (GMB) é de extrema importância.
A boa notícia é que você mesmo pode configurar o GMB (ou contratar uma agência para configurar o GMB
GMB é uma ferramenta gratuita que permite mostrar as informações da sua empresa no Google e no Google Maps.
Você pode destacar os elementos de sua marca por meio de fotos e postagens, bem como exibir detalhes importantes, como horário de funcionamento, site, endereço e número de telefone.
Dica 21: seja autêntico
Uma das maneiras mais atraentes de atrair novos clientes é ser autêntico. Em vez de criar uma marca que você acha que as pessoas querem aprender, por que ser fiel a seus valores essenciais e atrair clientes com objetivos semelhantes aos seus?
Ao fazer isso, sua voz será ouvida por meio da narrativa sincera de sua marca e seu público responderá de uma maneira muito mais genuína.
A autenticidade transmitirá uma mensagem sobre sua marca que atrairá uma base de clientes mais relevante para o seu negócio.