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5 principais armadilhas que promovem o fracasso de um novo negócio logo no início

by Marcelo Bevilacqua / sábado, 13 fevereiro 2021 / Published in Gestão de Empresas
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O que causa a falha na inicialização? Descubra por que muitos empreendedores falham no segundo ano.

  • Novos negócios geralmente falham quando os empreendedores não têm os recursos ou o conhecimento para executar suas ideias de maneira adequada.
  • Ninguém gosta de falhar, mas se você fizer isso, use a valiosa experiência adquirida para liderar sua próxima empreitada para o sucesso.
  • Os empreendedores tendem a falhar logo antes de atingir o pico do ciclo de negócios. O pico geralmente vem depois de uma armadilha, que é onde muitos empresários perdem o ímpeto.

O medo do fracasso assombra muitos proprietários de pequenas empresas. Não apenas o caminho para o empreendedorismo é frequentemente preenchido com desvios e buracos inesperados, mas manter um alto nível de criatividade e motivação ao navegar por esses obstáculos pode ser um processo difícil.

Qualquer empreendimento de sucesso precisa de capital de giro, um modelo de negócios sustentável e um bom entendimento das tendências do mercado. Mas o que faz com que uma empresa falhe quando você verifica todos esses pontos? A resposta pode depender de quanto dinheiro sua empresa possui ou da rapidez com que você pode superar o medo do fracasso.

O que constitui o fracasso do empreendedor?

Você precisa de muito mais do que uma ótima ideia para ser um empresário de sucesso. Mesmo que você tenha uma ideia brilhante para um negócio, seu empreendimento provavelmente fracassará se você não tiver os recursos ou o conhecimento para executá-lo adequadamente. O marketing insuficiente, um plano de negócios sem brilho ou até mesmo a estrutura jurídica errada podem impedir que seu negócio prospere.

As razões pelas quais muitos empreendedores falham cedo são infinitas, algumas sendo exclusivas do proprietário da empresa.  Em algum nível, quase todos os empreendedores falham, mas, ao mesmo tempo, existe a noção de que um empresário pode falhar porque o fracasso faz parte da experiência de aprendizagem e, a partir dessas experiências, o empresário constrói um negócio com maior probabilidade de sucesso.

Quando, no ciclo de negócios, a maioria dos empreendedores tende a falhar?

Os empreendedores tendem a falhar logo antes de atingir o pico no ciclo de negócios. O pico geralmente vem depois de uma armadilha, que ocorre quando muitos empresários perdem o ímpeto. Se você conseguir passar pelo processo de recuperação após uma grande armadilha, a expansão geralmente está no horizonte.

Embora o ponto exato em que um empreendedor corre o risco de fracassar varie, a maioria fracassa depois de estar no mercado por um ou dois anos.

Cinco grandes armadilhas que contribuem para que empreendedores fracassem no segundo ano. Abaixo estão as cinco principais razões pelas quais os empreendedores falham em seu segundo ano de negócios:

1- Fluxo de caixa

Ao iniciar um negócio, os empreendedores geralmente estão focados na próxima venda e no próximo cliente. Frequentemente, não pensam no longo prazo ou planejam o futuro. O fluxo de caixa pode fazer ou quebrar um negócio. Uma empresa sem lucros pode sobreviver por anos, mas uma empresa sem fluxo de caixa irá falir dentro de meses.

2- Síndrome do “eu tenho que fazer tudo“

Os empreendedores atuam em várias funções quando começam um negócio. Às vezes, eles esquecem que, para crescer, devem passar alguns (senão a maioria) desses chapéus para outras pessoas ao longo do caminho. Essa mentalidade de “Eu posso fazer tudo, mais rápido e melhor” afunda muitos empresários. Aprenda a sair de papéis e tenha um plano de como será. Quem preenche essa função quando você sai dela? O que isso te deixa livre para fazer agora? Qual é a próxima função da qual você sairá?

3. Vendas e marketing

Os empresários costumam pensar que todos os seus amigos e familiares vão comprar deles quando eles começam. Infelizmente, nem sempre é esse o caso. Você precisa ter uma estratégia de vendas e marketing. Saiba quem é o seu cliente ideal e, a seguir, ensine-o por que ele precisa do seu serviço ou produto. Se você esperar que as vendas cheguem, você vai esperar muito tempo.

4. Preço baixo

Os empreendedores querem ser competitivos no mercado, então eles se avaliam sob a concorrência para ganhar mais clientes. Isso resulta em muitas horas com pouco ou nenhum lucro. Quando um empresário não planeja seus preços intencionalmente, ele está oferecendo um serviço que custa dinheiro para ser executado. O preço para lucratividade é essencial, embora raramente seja feito.

5. Visão pequena

Quando os empreendedores começam seus negócios, eles sabem o que querem fazer, quem querem ajudar e por quê, mas não planejam como será isso em três a 15 anos ou qual será o plano de saída final. Uma estratégia de saída oferece um mapa sólido a ser seguido por toda a vida de sua empresa. Sem ele, você está em uma viagem com uma venda nos olhos.

A melhor maneira de lançar sua startup com sucesso é estabelecer metas de curto e longo prazo. Ter capacidades operacionais de alto nível – incluindo boa gestão, planejamento financeiro e um equilíbrio sólido entre vida pessoal e profissional – pode ajudar sua empresa a ultrapassar o segundo ano. Aqui estão sete dicas para ajudá-lo a manter sua empresa funcionando além da marca de dois anos.

Tagged under: Gestão de Empresa, Gestão Estratégica

About Marcelo Bevilacqua

Marcelo Bevilacqua, Administrador de Empresas, MBA em Gestão de Estratégica de Negócios e Pós Graduado em Psicologia do Consumidor. Atua a mais de vinte anos como Consultor em Marketing Finance Business a frente da Atuar Consultoria e Marketing.

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