Se sua empresa é uma loja online que vende produtos ou serviços, você pode estar interessado em dicas úteis sobre a melhor estratégia para ajudá-lo a alcançar mais clientes.
Uma boa estratégia de marketing é um resumo de como sua loja está planejando atingir seus objetivos e melhorar sua posição no mercado.
Os tipos de estratégia que você vai escolher dependerão dos objetivos que você deseja alcançar. Nesse caso, focaremos em como gerar mais leads e convertê-los em clientes.
Mas antes de tudo, certifique-se de que sua loja online seja capaz do seguinte:
- Acessível de qualquer tipo de dispositivo (PC, laptop, telefone etc.).
- Legível com um design claro e ampla informação sobre ele.
- Otimizado para motores de busca.
- Focado em proporcionar uma ótima experiência ao cliente.
- Fácil e segura.
Para isso, dois dos principais componentes da sua estratégia digital de e-commerce devem ser um web design responsivo e um tema mobile-friendly . Os clientes fazem muito em seus telefones, incluindo pesquisa de produtos e compras, e é por isso que preferem conteúdo que atenda às suas necessidades em movimento.
De fato, de acordo com o Google, 75% dos usuários preferem sites otimizados para celular e quando visitam uma página otimizada para celular, 67% deles dizem que estão mais propensos a fazer uma compra. Portanto, é seguro dizer que as empresas com um site compatível com dispositivos móveis farão mais vendas do que aquelas que não possuem um.
Além disso, as estatísticas mostram que as pesquisas em dispositivos móveis representam cerca de 60% de todos os volumes de pesquisa.
A página inicial da loja virtual, as páginas de produtos e as categorias de produtos são os locais mais visitados em uma loja online. Como são concebidos e como devem ser entendidos da melhor forma possível? Essas perguntas podem ser respondidas por estratégias de UX Design. o que quer dizer user experience, que significa justamente “experiência do usuário.
Mas, o que mais pode ser feito para fortalecer sua estratégia de e-commerce?
1. Aumente a usabilidade da pesquisa de comércio eletrônico
Sua plataforma de comércio eletrônico registra ou analisa o que os clientes estão procurando? Se o seu sistema de loja online for capaz de rastrear isso, você provavelmente está tendo uma navegação eficaz e capacidade de pesquisa.
Para otimizar ainda mais o UX da sua loja virtual, organize sua loja virtual para estes dois principais grupos de potenciais clientes:
- Visitantes que sabem o que querem comprar.
- Visitantes que querem apenas navegar.
Os clientes que sabem exatamente o que estão procurando querem encontrar a informação certa o mais rápido possível. Projetar uma experiência de pesquisa de alto desempenho é um recurso importante para seus usuários, porque se os usuários não encontrarem o que estão procurando, eles comprarão em outra loja.
A segunda categoria são os clientes em potencial que querem apenas navegar pela loja online e comparar itens. Eles usarão menus de navegação e se moverão entre categorias e páginas de produtos. Para facilitar a experiência, organize a barra de menus e as categorias em seções intuitivas e fáceis de usar.
As funções de pesquisa e navegação do seu site precisam ser bem projetadas e orientadas ao usuário para serem eficazes e ajudar a melhorar a experiência geral que os clientes têm em seu site de comércio eletrônico.
Para aumentar as conversões como parte de sua estratégia de comércio eletrônico, você pode melhorar a usabilidade da pesquisa nos seguintes campos:
- Design e comportamento do campo de pesquisa.
- Seleção de escopo de pesquisa.
- Como o preenchimento automático deve ser projetado?
- Layout de resultados e recursos.
- Filtrando e classificando os resultados da pesquisa na página de resultados.
2. Use fotografias de alta qualidade e boas descrições de produtos
Imagens e fotos de produtos de alta qualidade são uma parte essencial da sua estratégia digital de comércio eletrônico e necessárias para atrair a atenção de potenciais clientes de comércio eletrônico. Fora do mundo físico, os compradores não podem tocar no produto e estão tomando suas decisões de compra inteiramente dependentes das imagens e do feedback do produto.
Mostrar boas miniaturas visíveis na página de resultados de pesquisa ajudará os usuários a encontrar o produto desejado com um clique e ter uma ideia melhor do que você está oferecendo.
Além disso, torne as descrições dos seus produtos concisas e diretas ao ponto. Seus clientes-alvo querem saber tudo sobre uma possível compra e como esse produto os ajudaria e melhoraria sua vida cotidiana, e manter esse tema consistente em sua estratégia digital de comércio eletrônico.
Considere estas dicas ao escrever descrições de produtos:
- Crie subtítulos adequados.
- Use marcadores para atrair a atenção.
- Melhore a legibilidade com tamanhos de fonte maiores.
- Forneça vídeo e fotografias reais ao seu produto.
- Preste atenção aos espaços em branco no conteúdo para tornar a cópia mais legível.
O design do site e a criação de conteúdo devem trabalhar juntos para obter os melhores resultados. Torne a cópia do seu site parte de toda a sua experiência de UX e desfrute de taxas de conversão mais altas imediatamente.
3. Tente personalizar a página inicial
A personalização é uma técnica que registra o que os clientes visualizaram ou visitaram em sua última sessão em seu site de comércio eletrônico e faz novas sugestões de compra em cada visita seguinte com base na experiência anterior na loja. Isso pode ser uma personalização com base no comportamento anterior, como compras anteriores, ou com base em dados em tempo real, como um local ou hora.
A Amazon é pioneira na experiência de compra centrada no usuário. Sua página inicial ajuda as pessoas a encontrar facilmente o produto certo no bloco personalizado na primeira seção quando você faz login com a tag “relacionado aos itens que você visualizou”.
Isso permite que os visitantes se concentrem na categoria em que estão mais interessados e comprem sem distrações, o que significa uma melhor experiência do cliente para eles e uma taxa de conversão aprimorada para você.
4. Concentre-se em conteúdo consistente e exclusivo
Por quê? Porque o marketing de conteúdo ainda é a estratégia de negócios de comércio eletrônico mais eficaz que você pode aplicar hoje. O mundo da publicidade está mudando constantemente, os consumidores estão tentando evitar anúncios de várias maneiras. Com uma forte estratégia de marketing de conteúdo de comércio eletrônico implementada da maneira certa, você pode fornecer mais valor aos seus clientes.
Para fazer isso, primeiro você precisa entender seus clientes – seus desejos, necessidades e pontos problemáticos, bem como a jornada do cliente. É essencial que você conheça bem seu mercado-alvo e, em particular, como ele consome conteúdo e que tipo de informação ele precisa, dependendo de cada etapa de sua jornada.
Depois de reunir esses insights, o próximo passo é fazer um plano para suas postagens. Publique artigos relevantes e valiosos com opções boas e fáceis de compartilhar. As melhores dicas para um conteúdo de boa aparência são incluir:
- Listas. Eles são mais legíveis a partir de parágrafos.
- Manchetes de dicas com texto “Como fazer” relacionam-se aos problemas do seu leitor.
- Postagens temáticas. Que são relevantes para algo moderno e popular.
- Infográficos. Apresente ideias complexas em um formato fácil de entender.
- Lista de verificação. Divida as etapas de um processo demorado.
- GIFs e memes. Torne a comunicação mais divertida.
Para garantir que você foque sua estratégia de comércio eletrônico nas áreas certas, faça testes com títulos, meça o desempenho de diferentes tipos de conteúdo, quais postagens geram mais tráfego para sua loja virtual e quais levaram a mais vendas.
5. Otimize a funcionalidade do carrinho de compras
Para evitar que os clientes abandonem seus carrinhos de compras, você deve garantir que seu carrinho de compras funcione bem e seja fácil de navegar. A maneira de entender os pontos fracos é analisar o desempenho com frequência. Avalie seus dados de análise para ver em quais estágios os clientes tendem a desistir e faça um brainstorming de ideias sobre como melhorá-los. Em seguida, use o teste A/B para determinar qual solução tem o maior potencial para reduzir o abandono do carrinho de compras.
Durante o processo de otimização, preste atenção na jornada do usuário. Limpe a página de checkout e remova as distrações e/ou possíveis locais de saída. Isso evitará qualquer confusão durante o processo de checkout. Muitos estudos de conversão mostraram que quanto menos cliques durante a finalização da compra, maior será sua taxa de conversão.
6. Crie listas de e-mail
Se a sua estratégia de negócios de comércio eletrônico não inclui o marketing por e-mail como canal de comunicação, você está perdendo grandes vendas. Use formulários de inscrição , dê algo em troca de um endereço de e-mail como um código de desconto ou até mesmo um pequeno presente. Certifique-se de ganhar a confiança do cliente e nunca enviar e-mails sem o consentimento do usuário, caso contrário você corre o risco de acabar na pasta de SPAM e ninguém quer arruinar sua marca assim.
Inclua campos de inscrição no final de suas postagens de blog ou guias de compra. Se os visitantes gostaram do conteúdo que você forneceu, eles ficarão felizes em manter contato e obter informações sobre novidades, descontos e promoções e, assim, estarão dispostos a deixar seu e-mail.
Dica profissional: Inclua uma opção em que o cliente possa entrar na sua lista de e-mails como parte do processo de checkout.
Uma lista de e-mail nunca pode estar “cheia” ou pronta, mas assim que seus primeiros clientes começarem a optar por receber sua newsletter, você poderá usar seus e-mails para:
- Promova produtos novos ou futuros.
- Ofereça promoções ou descontos.
- Envie postagens de blog relevantes e úteis.
- Peça feedback.
- Crie campanhas especiais e códigos de desconto exclusivos para newsletters.
7. Melhore sua estratégia de mídia social
A estratégia de mídia social que sua equipe de marketing de comércio eletrônico prepara deve estar conectada à sua estratégia de conteúdo. Isso significa redirecionar o conteúdo do seu site em seus canais de mídia social. pois irá garantir-lhe uma maior audiência e aumentar a sua visibilidade .
Redes sociais como Instagram , TikTok e YouTube costumam ser as melhores para uma estratégia de marketing de e-commerce focada na venda de produtos, porém, não subestime o poder do Facebook , já que a gigante das redes sociais tem mais de 2,89 bilhões de usuários ativos mensais .
Não existe uma solução única para todos, mas aqui está uma lista básica de diretrizes gerais que você pode seguir para criar a melhor experiência do cliente nas mídias sociais:
- Publique diariamente e de forma consistente.
- Considere uma ferramenta automatizada para garantir que suas postagens estejam no caminho certo.
- Sempre use imagens ao postar, mesmo no Twitter.
- Aproveite o vídeo.
- Não envie spam.
- Não use as mídias sociais apenas para promoções, envolva-se com seus clientes.
- Use análises para acompanhar o envolvimento do seu público.
- Teste várias estratégias de mídia social antes de escolher a certa para sua estratégia geral de marketing de comércio eletrônico.
Mas como temos certeza de que o marketing de mídia social pode fortalecer sua estratégia de negócios de comércio eletrônico? Confira alguns benefícios que vêm com uma campanha de mídia social bem adaptada:
- A coleta de informações sobre o comportamento online de seu cliente permite a criação de anúncios direcionados.
- Construindo relacionamentos fortes com as pessoas – A comunicação diária com seus clientes ajuda qualquer empresa a responder às necessidades do comprador e proporcionar uma melhor experiência ao usuário.
- Postagens exclusivas e de alta qualidade nas mídias sociais expandem o reconhecimento da marca e convertem as pessoas em embaixadores da marca.
- Melhor suporte ao cliente – De acordo com reviewtrackers , cerca de 51,7% dos compradores on-line esperam que as marcas respondam às suas críticas negativas nas mídias sociais em um período de sete dias.
- Custo-benefício – a mídia social é a maneira mais rápida e barata de se conectar com seus clientes.
A implementação de um plano de mídia social como parte de sua estratégia de marketing de comércio eletrônico é obrigatória. Mas depois disso, você precisa analisar o desempenho dos seus canais de mídia social – engajamento de suas postagens, alcance e resultados da campanha.
8. Crie páginas de destino
Com o desenvolvimento de páginas de destino personalizadas, sua estratégia de negócios de comércio eletrônico aumentará com sucesso a chance de atrair mais clientes dispostos a comprar seus produtos. Crie landing pages específicas para os diferentes grupos do seu público-alvo. Descreva suas personas de comprador e use análises para determinar os segmentos demográficos gerais que você está atendendo.
Seja qual for a sua escolha, a parte mais importante é analisar e acompanhar o tráfego do seu site. O Google Analytics, por exemplo, mostra de onde vêm os visitantes e o que estão fazendo em seu site.
Os métodos de redirecionamento para alcançar visitantes e clientes em potencial também são uma jogada inteligente para aumentar o efeito dos anúncios. O pixel do Facebook é uma ferramenta que pode manter um registro de todos os visitantes do FB em seu site e ajudar a criar campanhas direcionadas.
Em seguida, você pode configurar preferências com base em onde seus visitantes passaram o tempo no site – página do produto, blog, depoimentos etc. A coleta de informações leva tempo e paciência, mas expandir seu público permite uma análise detalhada que oferece melhores resultados.
9. Implemente o conteúdo gerado pelo usuário
A ideia do UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário) é simples: os consumidores publicam conteúdo (videoclipes, fotos, depoimentos, resenhas e blogs) que está disponível publicamente online por meio de mídias sociais e outros sites, sobre sua loja, marca ou produto. O conteúdo orgânico gerado pode ser uma experiência positiva ou negativa com uma loja ou produtos online.
Como os consumidores podem gerar conteúdo para você?
Aqui estão algumas ideias úteis:
- Organize concursos de produtos nas redes sociais e incentive as pessoas a compartilhar como estão usando seus produtos; você também pode habilitar as regras de votação.
- Pergunte aos clientes como eles acham que você pode melhorar seu produto.
- Inclua hashtags da empresa em campanhas de mídia social para incentivar os clientes que amam sua marca a postar imagens e marcar você.
- Tente alcançar novos clientes em potencial e verifique se existem canais sociais virais que você ainda não está usando.
- Use interações em tempo real com vídeos do Facebook Live, Twitter, Youtube Live ou outras plataformas e serviços de transmissão ao vivo.
- Apresente fotos e cotações de clientes em seu site. Dessa forma, você dará a seus clientes um grande reconhecimento social e construirá fidelidade e confiança à marca.
Conclusão
As dicas de estratégia de comércio eletrônico que listamos são uma pequena parte das oportunidades que sua empresa pode usar para alcançar mais clientes online. Cada ponto deste artigo mostra ideias que podem ser desenvolvidas em vendas de trabalho.
Analise sua página da Web, teste alguns dos padrões que descrevemos e nos dê feedback sobre o que funciona bem para sua empresa e o que você precisa melhorar. Você sempre pode entrar em contato com a Atuar e agendar uma ligação com um de nossos especialistas em marketing para uma análise aprofundada e qualquer tipo de dicas e truques de marketing que possam melhorar com sucesso sua estratégia de comércio eletrônico.