O Pinterest não é apenas uma rede social, é também um mecanismo de pesquisa visual e uma ferramenta de produtividade. Descubra como usar o Pinterest para negócios.
Atualmente, você está usando o Pinterest apenas para planejar as férias dos seus sonhos ou encontrar produtos deliciosos para experimentar – ou está usando o Pinterest para negócios? Se você ainda não está fazendo o último, talvez seja hora de considerar colocar sua marca nessa plataforma visual.
O Pinterest oferece a empresas de todos os tamanhos uma maneira única de se comercializar – como mecanismo de pesquisa visual, o Pinterest é ótimo para expor novos clientes em potencial à sua marca. Isso porque o público acessa à plataforma em busca de inspiração. Eles querem experimentar coisas novas, descobrir novas ideias, encontrar ótimas receitas e, muitas vezes, se inspirar para fazer sua próxima compra.
O que é marketing do Pinterest?
De acordo com o Pinterest Business, os profissionais de marketing de mídia social recorrem à plataforma para:
- Alcançar um novo público e aumentar sua presença online.
- Direcionar mais tráfego para o site ou loja online da empresa.
- Incentivar conversões como inscrições em boletins informativos, vendas ou compras de ingressos.
Em outras palavras, usar o Pinterest para negócios pode ajudar sua marca a alcançar muitas pessoas e ganhar dinheiro.
De acordo com informações do Estado Global do Digital, desde 2021 o Pinterest é a 14ª maior rede social do mundo, com 459 milhões de usuários ativos a cada mês.
Segundo o site Pinterest Business, 80% das pessoas que acessam o Pinterest frequentemente descobriram uma nova marca ou produto na plataforma. E as estatísticas mostram que tanto o número de Pinners quanto de pastas criadas está aumentando ano após ano.
Essa plataforma pode ser particularmente benéfica se sua empresa segmentar o mesmo grupo demográfico que ama e usa o Pinterest. A plataforma tem atraído historicamente mulheres e pessoas que querem fazer compras ou iniciar um novo projeto. Desde o ano passado, está se tornando cada vez mais popular entre os homens e a geração Z.
Como usar o Pinterest para negócios: 8 dicas e truques
1. Crie uma estratégia de marketing no Pinterest
Assim como você faria com qualquer outro canal de mídia social, comece desenhando uma estratégia de mídia social para o Pinterest – não vá direto ao assunto.
Criar uma estratégia de marketing no Pinterest significa:
Definir metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporárias. Além de ganhar seguidores no Pinterest, você espera que a plataforma direcione tráfego para seu site, aumente as vendas de um produto específico ou gere inscrições para um evento?
- Aprenda sobre o público geral do Pinterest e o grupo demográfico com maior probabilidade de usar esse canal.
- Aprenda sobre o público-alvo específico do Pinterest da sua marca.
- Considerando o que seus concorrentes estão fazendo nesta plataforma de mídia social.
- Planeje e incorpore conteúdo de marca para o Pinterest em seu calendário de conteúdo de mídia social.
Depois de definir uma estratégia clara, você pode começar a trabalhar em direção aos seus objetivos.
2. Fixe conteúdo envolvente e cativante
O Pinterest é uma plataforma visual, então usá-lo efetivamente para negócios significa produzir conteúdo visual atraente e de alta qualidade para compartilhar.
Então, o que torna um Pin cativante?
Imagens verticais. Os dados mostram que 82% dos usuários navegam no Pinterest no celular. Fotografe para uma proporção de 2:3 para evitar acabar com imagens cortadas desajeitadamente.
Considere sua qualidade de imagem e vídeo. Você deseja evitar a pixelização, portanto, procure a imagem e o vídeo da mais alta qualidade que o Pinterest recomenda.
Cópia descritiva. Boas descrições podem ajudá-lo a melhorar o SEO, adicionar contexto às suas imagens e incentivar os usuários a clicar nos links.
Sobreposição de texto. Considere incluir um título que reforce sua mensagem visual.
Marca de bom gosto. Se fizer sentido para a sua marca e corresponder à sua estratégia de marketing do Pinterest, incorpore seu logotipo nos seus Pins para que sua marca não se perca na confusão do Repin.
Certifique-se de que seus links funcionem. Links quebrados não ajudarão sua marca! Certifique-se de que o link com o seu Pin não vá para um 404 e que ele carregue rapidamente para dar aos Pinners a melhor experiência do usuário.
Finalmente, seja consistente! A fixação diária e consistente é mais eficaz do que criar um quadro e preenchê-lo de uma só vez. E fixar regularmente garante que seu conteúdo alcance um público mais amplo.
3. Experimente diferentes formatos de Pins
O Pinterest é uma plataforma de compartilhamento de imagens, mas não se trata apenas de fotos.
Misture! Fixe um vídeo incentivando os Pinadores a fazer compras em sua loja de comércio eletrônico ou tente adicionar várias fotos a um Pin para criar um carrossel.
Mas mesmo que 80% dos Pinners descubram uma nova marca ou produto no Pinterest, pense além das compras e promova explicitamente sua marca.
Os Pinners também vêm à plataforma em busca de inspiração, com 85% dos Pinners dizendo que vêm ao Pinterest para iniciar um novo projeto. Considere também postar Pins de instruções ou quadros de inspiração para fornecer ao seu público conteúdo divertido e valioso.
4. Planeje cuidadosamente seus “boards”
Como 97% das pesquisas do Pinterest não têm marca, os quadros da sua marca podem ajudar a alcançar novos Pinners interessados em tópicos específicos ou aprender coisas específicas.
5. Otimize seus Pins para SEO
O Pinterest é um mecanismo de pesquisa, portanto, certifique-se de que os Pins da sua empresa sejam fáceis de encontrar em uma pesquisa! Inclua palavras-chave nas descrições dos seus Pins, nos quadros e nas hashtags.
6. Experimente diferentes anúncios do Pinterest
Outra maneira eficaz de divulgar sua empresa no Pinterest é com anúncios. O Pinterest permite que os anunciantes segmentem anúncios em torno de palavras-chave, interesses, localização, idade e outras métricas e categorias.
E a segmentação detalhada do público permite que os anunciantes alcancem grupos específicos de usuários do Pinterest, incluindo:
- Pessoas que visitaram seu site.
- Pessoas que se envolveram com seus Pins.
- Pessoas que se envolveram com conteúdo semelhante na plataforma.
- Uma lista personalizada, como os assinantes da sua newsletter.
De anúncios em vídeo a coleções e Pins promovidos, há uma variedade de tipos de anúncios disponíveis no Pinterest.
7. Acompanhe as métricas
Uma estratégia de marketing bem-sucedida do Pinterest é orientada por dados. Em outras palavras, rastrear, medir e analisar as principais métricas do Pinterest e o comportamento do público ajudam os gerentes de mídia social a ver qual conteúdo tem melhor desempenho e qual conteúdo é um pouco menos envolvente.
8. Promova seu perfil do Pinterest
Por fim, certifique-se de que seus seguidores leais de outras plataformas saibam que você também está ativo no Pinterest. Promova seu perfil do Pinterest:
Vinculando ao seu perfil do Pinterest no site da sua empresa.
Incluindo o link na sua assinatura de e-mail.
Faça a promoção cruzada da sua conta comercial do Pinterest em outros canais sociais da sua empresa.
Compartilhar as notícias do perfil do Pinterest em um boletim informativo da empresa.