Independentemente do tamanho do seu negócio, o investimento em marketing digital é indispensável, mas de maneira bastante especial para os pequenos negócios.
De acordo com pesquisa realizada pela OnePoll, 77% da população brasileira gostaria de possuir negócio próprio.
Por outro lado, 60% das empresas abertas acabam fechando as portas dentro de um período de até cinco anos após o início das atividades. O Sebrae afirma que essa alta taxa de mortalidade dos estabelecimentos se deve a fatores como a falta de capital, lucros baixos e até mesmo a dificuldade dos empresários em definir se têm lucro ou prejuízo.
Estratégias de marketing para pequenos negócios
O marketing digital possibilita que as empresas interajam com os clientes criando assim um vínculo.
Com o marketing digital é possível mensurar precisamente os resultados, evitando desperdícios de recursos, uma vez que os erros de estratégias possam ser identificados e rapidamente corrigidos.
Não tenha medo de testar alguns métodos diferentes ao decidir qual estratégia de marketing digital é melhor para sua empresa. Dê uma olhada nos resultados para ver quais métodos são mais eficazes com sua base de clientes e verifique se você está obtendo um retorno sobre o investimento (ROI) positivo. Algumas estratégias podem ser difíceis de medir, mas sejam consistentes com seu método de medição – uma sugestão é comparar a receita da empresa durante certos esforços de marketing com a receita gerada durante a execução de outras campanhas de marketing.
Você deve revisar seu plano de marketing pelo menos uma a cada 6 meses para ter certeza de que ele está atualizado e ainda atende às suas necessidades de negócios.
Marketing de busca
Essa parte do marketing é crítica para uma pequena empresa. Dá-lhe a oportunidade de competir com empresas maiores, sendo mais visível nos resultados dos motores de pesquisa. Como as pessoas usam a pesquisa para encontrar produtos online e localmente, é importante que sua empresa tenha uma posição elevada nos resultados de pesquisa para palavras relacionadas ao que você está vendendo. As empresas profissionais de marketing na Internet oferecem esse serviço por meio da otimização do mecanismo de pesquisa (SEO), que pode ajudar seu site a ter uma classificação mais elevada nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa por meio de métodos como:
- Pesquisa de palavras-chave e volume;
- Link building interno;
- Otimização do conteúdo para produzir informações relevantes de alta qualidade.
Marketing de busca local
O marketing baseado em localização inclui otimização de site para resultados de pesquisa, mas também integra a função de mapas de um mecanismo de pesquisa. Isso é especialmente verdadeiro com o Google, onde sua empresa pode ser listada com informações de mapeamento e endereço, dando aos clientes em potencial o que eles precisam para visitar seu estabelecimento. Seu número de telefone e endereço do site também podem ser listados.
Marketing de conteúdo
Essa estratégia gira em torno de fornecer aos clientes em potencial informações sobre seu produto ou serviço, bem como informações em geral. Todo mundo está tentando vender, mas aqueles que podem informar têm maior probabilidade de obter vendas. As pessoas atribuem um certo nível de especialização a uma empresa, e isso inspira confiança no consumidor.
No passado, o marketing de conteúdo era frequentemente executado por meio de brochuras e guias impressos. Hoje, no entanto, a estratégia se baseia na entrega de artigos e informações valiosos e relevantes no site da sua empresa, que aconselham e atraem clientes em potencial e servem como uma chamada à ação.
Marketing de mídia social
Esse tipo de marketing pode ser complicado. Todo mundo fala sobre mídia social, mas a verdade é que pode ser difícil para as empresas integrarem a mídia social em seus negócios. O tipo de mídia usado, bem como a forma como é usado, depende do tipo de negócio que você tem. Para algumas empresas, estar em contato com seus clientes e dar-lhes as últimas notícias pode ser um elemento importante para o sucesso.
Descubra quais canais online são mais adequados para sua empresa e os clientes que você está tentando alcançar. Você está almejando clientes profissionais? O LinkedIn pode ser sua ferramenta ideal. O seu marketing tem um aspecto visual forte? O Instagram pode ser a melhor opção para o seu negócio.
O marketing de mídia social trata de desenvolver um relacionamento com seus clientes – não apenas de vender constantemente para eles. Use a plataforma para ouvir e interagir com sua clientela online.
E-mail Marketing
Essa forma de marketing pode ser crucial para o sucesso online ou offline de uma pequena empresa. Essencialmente, o marketing por e-mail está promovendo produtos e serviços eletronicamente – por meio de boletins, atualizações, promoções ou mensagens gerais – e depende da construção de uma lista de clientes existentes e potenciais. Essa lista de nomes e e-mails consiste em pessoas que estão interessadas em seu negócio, e você sabe que isso é verdade porque elas mesmas optaram por essa lista.
Talvez eles tenham recebido ofertas de atualizações futuras sobre produtos, bem como cupons para se inscreverem. Conforme essa lista cresce, ela se torna mais valiosa. Muitos profissionais de marketing consideram isso uma estratégia de marketing de longo prazo muito importante para pequenas empresas.
Algumas dessas áreas de marketing serão mais importantes e eficazes, dependendo do seu negócio. Você pode contar com profissionais para ajudá-lo ou terceirizar se não tiver mão de obra para lidar com as obrigações de marketing internamente.