Esta postagem do blog é direcionada principalmente aos proprietários de e-commerce(lojas de comércio eletrônico) que estão no negócio há algum tempo, mas ainda não geraram um número relevante de vendas.
Antes de mais nada, reuni aqui algumas razões pelas quais as suas vendas podem não estar aumentando. Seja como for, é preciso ler, fazer sua reflexão e depois agir, de modo a modificar o cenário e realmente seguir em busca do sucesso do seu negócio.
Faça uma análise de cada item desta lista e veja se são os motivos que o impedem de vender mais seus produtos e serviços online.
1. Você está focando nas pessoas erradas.
Uma das razões mais importantes para o e-commerce não estar gerando boas vendas de comércio eletrônico é provavelmente porque você talvez esteja almejando o mercado errado. É possível que as pessoas não estejam interessadas em seus produtos ou não sejam seu mercado-alvo. Você deve manter todos esses fatores em foco ao comercializar seus produtos.
2. Você não configurou corretamente o seu funil de vendas.
Por outro lado pode atrapalhar suas contas de vendas de comércio eletrônico é o fato de você não ter configurado o funil de vendas corretamente. A maioria das pessoas que acessam seu site não consegue encontrar os produtos que procuram.
Veja como funciona uma jornada típica do usuário:
- O visitante vê um anúncio/pesquisa um produto;
- Visita o site para produtos relevantes;
- Pesquisa o produto no site e, em seguida, verifica seu preço;
- Gosta do produto e faz um pedido.
Agora, se o visitante não encontrar o produto em seu e-commerce, ele não dará mais um passo. Em vez disso, o visitante provavelmente clicará no botão “voltar” e moverá para outro site, resultando em mais taxa de rejeição e classificações menores.
3. Os clientes não confiam no seu site.
Se os clientes não confiarem em seu site, eles não comprarão de você. É a verdade. Tente descobrir a razão por trás da falta de confiança.
4. O site não está devidamente otimizado ou é difícil de usar para e-commerce.
Devemos prestar atenção especial à jornada do usuário em seu site. A pesquisa sugere que os compradores provavelmente pagarão mais se experimentarem uma jornada de usuário perfeita em uma loja da web. 57% dos usuários de internet são de opinião que não recomendam uma empresa com um site mal projetado no celular.
5. Você não tem uma lista de e-mail.
Conforme os especialistas, em marketing são da opinião de que o marketing por e-mail ainda é uma das melhores maneiras de aumentar as vendas de comércio eletrônico. No entanto, o problema é que a maioria dos proprietários de lojas de comércio eletrônico não tem uma lista de e-mail. Eles não investem na geração de leads e dependem exclusivamente de canais orgânicos ou pagos.
6. Seu atendimento ao cliente é ruim ou falho.
Avaliações online podem fazer ou quebrar seu negócio de comércio eletrônico. Se seus clientes estão dando uma crítica negativa, isso significa que eles não estão satisfeitos com seu serviço. Você deve interagir com esses clientes e oferecer-lhes um pedido de desculpas pelo mau serviço e, em seguida, perguntar-lhes como você pode satisfazê-los e quais as queixas que eles tiveram? As avaliações na pesquisa Google são muito relevantes.