Funil de Conversão com Marketing Digital para as Empresas

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A verticalização digital das empresas esta crescendo exponencialmente forçada pelo aumento da crise que acirra ainda mais a concorrência por espaços ainda não ocupados pelas empresas. O uso de ferramentas e estratégias esta cada vez mais presente e se tornando cada vez mais populares e acessíveis a todos os segmentos da economia, seja pequena, média ou grande empresa. O Marketing Digital é amplamente comprovado como sendo o melhor custo benefício para divulgação.

Marketing Digital é um conjunto de ações encadeadas que, bem elaboradas, geram um funil de conversão para alcançar o objetivo que pode ser divulgação de uma marca ou venda de produto. Uma campanha bem elaborada além de obter um retorno esperado, deve ser analisada através dos dados estatísticos e com essas métricas, realinhar a campanha para o melhor reposicionamento e assim, aumentar o retorno do investimento.

Uma campanha básica de Marketing Digital deve contemplar as seguintes etapas:

Links patrocinados no Google Adwords

Links Patrocinados no Google Adwords é Indispensável na sua estratégia no Marketing Digital, carro chefe na busca de news leads para seu site. As etapas corretas para uma campanha bem estrutura deve consistir em montar corretamente a campanha a partir de briefing, mensurando todos os detalhes, alinhar corretamente as palavras-chaves positivas e negativas, configurar os sitelinks e um orçamento real. Mas tudo isso não dará resultado se após startar a campanha não for feito um acompanhamento e análise métrica. Existem opções que podem, conforme a estratégia, investir além do Google Adwords, como Facebook Ads e Linkedin Ads sempre dependerão da estratégia, produto e público.

Marketing de Conteúdo

Umas das ações mais novas e cada vez mais valorizada na busca por novos leads. Consiste em gerar conteúdos novos para engajar novos seguidores. Geração de Conteúdo é recomendada para artigos em sites, blogs e rede social, sempre atrelado a imagens para agregar valor ao texto.

Com o Marketing de Conteúdo, você gera relevância orgânica deixando seu site ou blog em posições mais destacadas por estar gerando conteúdo relevante. O cuidado que se deve ter nesse item é sempre gerar conteúdo novo, nunca copiar. A relevância esta em ter um conteúdo de qualidade, novo e que agregue engajamento em seu público.

E-mail marketing

Tão polêmico nos meios digitais é o E-mail Marketing. Usar ou não usar? Vai depender de sua estrutura. Aqui, falaremos da forma correta. Surtirá efeito se elaborar um conteúdo apropriado em texto e imagem, opção de auto-remoção e respeitando a normas de uso dessa ferramenta de comunicação. Qualquer uso que não respeitem esses princípios fará com que sua marca possa ser vinculada a uma ação negativa e com isso, além de não vender, “queimar-se”.

Da forma correta, ainda é considerada como sendo a melhor taxa de retorno de conversão de divulgação digital, principalmente para e-commerce.

Redes sociais

Esse, sem dúvida o mais popular entre os meios de comunicação entre os Internautas. É muito comum empresar terem uma Fanpage e não ter um site. Esse é o efeito de comunicação global e nada mais natural que aproveitar essa via para estreitar o relacionamento com seu público.

Mas cuidado, deve-se manter sempre o bom censo. Postar o conteúdo apropriado diante de seu público, imagens que sejam coerentes com o texto, horário apropriado conforme seus seguidores. São algumas ações básicas que deve ser levado sempre em consideração.

Funil de conversão

Todas as ações acima, fazem parte de um efeito causado pelas ações de Marketing Digital, Funil de Conversão. Ações em conjunto sendo alternadas para engajar um público e direcionar ao seu site por exemplo, uniformizar a linguagem e fazer com que seu público, onde quer que estejam, entendam a sua proposta e fiquem motivados a seguir o funil até conversão em venda.

Existem várias alternativas de estratégia a serem exploradas para conversão em vendas. O que vale confirmar que o Marketing Digital da um ótimo retorno e vale apostar nessa proposta.

Sobre o autor: Marcelo Bevilacqua
Administrador de Empresas, pós-graduado em Gestão de Estratégia de Negócios e diretor fundador da Atuar Consultoria e Marketing.